Nebulosa Laguna

Localizada na Constelação de Sagitário, nuvem interestelar de dimensões colossais foi vasculhada pelo telescópio espacial
Nebulosa LagunaDireito de Imagem: Nasa
CosmoBlog - Astronomia
Desde que foi lançado, em 24 de abril de 1990, o telescópio espacial Hubble contribuiu com descobertas incríveis para a comunidade científica internacional. Para comemorar seu 28º aniversário, a NASA e a Agência Espacial Europeia (ESA) divulgaram uma imagem que mais parece saída do filme Guardiões da Galáxia: repleta de cores, a nuvem interestelar Nebulosa Laguna foi captada pelas lentes do Hubble.

Com 55 anos-luz de largura e 20 anos-luz de altura, a Nebulosa Laguna está localizada a mais de 4 mil anos-luz da Terra. Suas dimensões são tão grandiosas que essa nuvem interestelar é possível de ser visualizada a olho nu. Formada principalmente por hidrogênio, a formação é repleta de cores por conta dos gases presentes. 

Quando o Hubble mira seu foco sobre regiões muito distantes, é como se fotografasse o passado: sua câmera captura a luz emitida há bilhões de anos pelas estrelas. Assim, os astrônomos conseguem entender melhor como as galáxias se formaram. 

Graças a esse telescópio espacial, inúmeras pesquisas foram realizadas para fornecer mais informações sobre o Universo. Recentemente, a NASA calculou distância e idade de estrelas nascidas logo após Big Bang.

Veja a imagem completa da Nebulosa Laguna abaixo:
Nebulosa LagunaDireito de Imagem: Nasa
CosmoBlog - Astronomia

Nenhum comentário:

Postar um comentário