A química nossa de cada dia

CUIDADO! este produto contem química...

    lhe ao seu redor, observe os inúmeros tipos de matéria com as quais você convive, tal como: águaborrachaaraçúcar, sal, óleoqueroseneterra, argila etc. 
Substâncias químicas usadas
no cotidiano
 O

    Todos os materiais que usamos são processados em indústrias, onde sofrem transformações químicas e física, até mesmo os materiais obtidos diretamente da natureza precisam passar por uma purificação e tratamento industrial.

    Você já observou algumas transformações da matéria?

   Analisemos um exemplo do nosso cotidiano: uma fogueira acesa. Os constituintes da madeira reagem com o oxigênio presente no ar atmosférico, produzindo fumaça, liberando gases e luz e calor.

   Para compreendermos o conceito de Química, podemos analisar o funcionamento do nosso próprio corpo:

Material de trabalho para
 misturas químicas
  •   Quando respiramos, absorvemos o oxigênio e liberamos o carbono.
  •   Quando nos alimentamos, ingerimos alimento que são degradados e aproveitados pelos nossos ossod, tecidos, órgãos etc. para nos movimentar e até mesmo para pensarmos.
   A química é uma ciência que estuda as propriedades da matéria, suas transformações e a energia envida nessas transformações.
   A química é muitas vezes confundida com produtos tóxicos, veneno ou poluição. Porém, a sua utilização depende da consciência do homem. A gasolina serve de combustível, mas essa mesma gasolina, pode ser usada para atear fogo em alguém.
   Culpa da química ou da falta de consciência do homem?

Direito de texto: Primeiro Aprender

Nenhum comentário:

Postar um comentário