O fim da água

AquaDesigualdade
Imagem de Steve Cutts

Água nossa de cada dia


    água é a substância crucial para a existência de vida. Nossa residência global é coberto por água, porém somente 1% dela é potável, mesmo assim temos muita água para viver, todavia ela está acabando, as lagoas estão secando, o que cai da chuva e jorra das fontes não enchem mais nossos reservatórios, estamos gastando mais do que recebemos da natureza(Um economista diria é o mundo está indo a falência). Nas últimas décadas a população mundial triplicou, e com ela o consumo de água humano. Além do mais as pessoas querem viver cada vez com mais luxo e mordomia, gastando mais água para tudo, gramado, piscina, jardim, limpeza, gastam água como se fosse infinita, mas os animais e as plantas do mundo inteiro também precisam dela.

Reservatório do sudeste e centro-Oest
Imagem do site Veja

       Em uma descarga sanitária se gasta 10 litros de água, para cada tomate são 13 litros, para uma maçã 70 litros, para um hambúrguer usa-se 2.400 litros, uma só camisa 2.700 litros e um carro cerca de 400.000 litros. Luxar esgota nossa fonte de vida.


   Apenas 3% da água mundial é doce, dessa água 68,7% está congelado nos polos, 31% no subsolo e somente 0,3% está em rios lagos e ribeirões, de fato temos muita água nas geleiras, porém não há como traze-la para o continente facilmente, e além disso ela está derretendo com o aquecimento global, se misturando a água do mar, e salgando-se. 
Gado morto em Seca do nordeste.
Imagem no site Galileu
     Economizar água é um dever de todos, abrir mão do luxo é uma boa prática, começar com o pouco, até mesmo por que o crucial da vida está na natureza e não nas indústrias. Não peço que largue a tecnologia e a vida moderna, mas que não abusem dela quando o preço pela sua existência for tão caro. Não valorize o trivial esquecendo do que realmente importa, a natureza, os seres vivos, a humanidade e os recursos para a existência de todos.



Podemos evitar o desperdício de água sem muita dificuldade:

Atualização: 02/03/2017
  • Ao escovar os dentes só abra a torneira quando for necessário.
  • Reaproveite águas de Banhos e lavagens de roupas para dar descarga ou aguar plantas.(plantar faz bem para o meio ambiente), lavar a frente de casa. 
  • Ao ver vazamento de água tome uma atitude imediata para conter o desperdício.
  • Evite banhos demorados. ligue o chuveiro depois que já estiver despido para o banho e em quanto ensaboa-se desligue-o.
  • Lave muitas roupas de uma só vez, evite lavar de pouco em pouco.
  • Lave as louças também todas de uma só vez.
 Sugira algo que também evite o desperdício de águaescreva nos comentários.



Ai vai algumas postagens que sugiro
para dividir os cuidados com a água com outras pessoas.
  1. Preservar a água é apenas uma questão de atitude. se cada um fizer sua parte teremos um mundo melhor.
  2. Um bem precioso da natureza e fonte de vida, entretanto não eterna #água.
  3. As pessoas precisam ter cede de iniciativa, caso contrário sentirão sede de água.(preserve a água).
  4. Calçada não tem sede e nem reclama por falta de banho. preserve a nossa água.


5
6


Nenhum comentário:

Postar um comentário