A memória e a Sociedade

Você já se perguntou por que alguns fatos são lembrados e outros são esquecidos?
De lembranças e esquecimentos são feitas nossas memórias. Mas será que todas as pessoas se lembram e se esquecem da mesmas coisas? Existe diferença entre História e Memória?

Memória individual e memória social

Memórias
    A memória é a capacidade que temos de conservar lembranças do que vivemos no passado. Um dia na praia quando criança, a morte de um parente, uma música que marcou um momento importante, um cheiro, um sabor, uma bela paisagem, tudo isso deixa recordações e cada pessoa lembra os momentos de acordo como foram experimentados por cada uma. Quando experimentamos essas experiências individuais dizemos que temos uma memória individual.
   
Memórias
   Contudo, não é só individualmente que construímos nossas memórias. A vida social também interfere na forma de termos essas recordações. Enfrentar uma enchente, uma seca, uma guerra ou o desemprego são situações que interferem na maneira como os indivíduos recordam. Portanto, a memória também é social, pois fatores externos fornecem elementos da quilo que o indivíduo ou o grupo social lembrará ou esquecerá.

Memórias
  Além de a memória poder ser individual ou social, podemos dizer que ela tem duas faces: a lembrança e o esquecimento. Nem tudo que faz a nossa memória são lembranças. Experiências traumáticas, tristes ou que envergonhem geralmente são esquecidas quando contamos nossas memórias. Por exemplo, as pessoa que foram torturadas durante a ditadura militar ou aquelas que enfrentaram os campos de concentração dos nazismo tem dificuldade de falar de suas experiências. você conhece alguma pessoa que viveu algo parecido?

   Percebemos, com tudo isso, que muitos fatores definem aquilo que vamos lembrar ou esquecer: Motivações pessoais, experiências coletivas e a forma que cada indivíduo se relaciona com a comunidade que pertence.

Direitos das imagens:  Nick Gentry
Direito dos textos: Primeiro aprender

Nenhum comentário:

Postar um comentário