Formiga suicida-se para proteger colônia

Formigas encontradas na Ásia liberam uma secreção tóxica e gosmenta para defender suas colônias — e morrem ao fazê-lo
FORMIGA OPERÁRIA DA ESPÉCIE C.
EXPLODENS (FOTO: LACINY ET AL., ZOOKEYS, 2018)
CosmoBlog - Biologia

   Depois de 83 anos sem novidades, entomologistas anunciaram a descoberta de uma nova espécie de formiga capaz de se explodir para proteger a sua comunidade — a última espécie do tipo foi descrita em 1935.

Trata-se da Colobopsis explodens, presente nas florestas de Bornéu, ilhas do sudeste asiático. Quando está sob ataque de outros insetos, ela é capaz de explodir suas “tripas” sobre os inimigos. Acontece que, para proteger a colônia, elas não só mordem o invasor como também são capazes de flexionar suas partes traseiras até que seu abdômen exploda. Assim, elas liberam uma secreção amarela e gosmenta — e com cheiro de curry — sobre os outros insetos que pode retardar o avanço dos invasores ou até mesmo matá-los.

Mas há um preço a se pagar pelo violento contra-ataque: assim como acontece com as abelhas quando picam, elas morrem no final da batalha.

  Esse é um mecanismo de defesa raro no reino animal, mas geralmente está presente em espécies de insetos que tenham um senso de comunidade, como as abelhas, cupins e formigas.

“Uma colônia de formigas não deveria ser tratada como uma família de indivíduos, mas sim como um superorganismo, onde cada formiga atua como uma célula em um corpo e tem o seu próprio papel para desempenhar”, explica à ABC a entomologista Alice Laciny, do Museu de História Natural de Viena, Áustria, e principal autora do estudo publicado na revista ZooKeys.

Na espécie, a função “kamikaze” é de responsabilidade apenas das formigas menores, que são fêmeas estéreis, as únicas com a habilidade de se explodir. Mas o restante do formigueiro não fica parado. A entrada das colônias da C. explodens tem o diâmetro exato da cabeça das formigas operárias maiores. Por isso, elas usam a própria cabeça para tampar a entrada de invasores.

“Onde as operárias menores são kamikaze, as maiores são mais como uma resistência passiva”, afirma Laciny.

(Com informações de Science Alert, The Guardian e National Geographic.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário