Humanos contribuem para a extinção dos Dodôs

Pássaro Extinto Dodô
CosmoBlog - News
   Você provavelmente lembra do dodô por conta de Alice no País das Maravilhas. Se não pelo livro de Lewis Carroll, pela animação da Disney. Na história, o pássaro é divertido e deixa a menina Alice ainda mais confusa com a realidade com a qual se depara. Mas no mundo real, a espécie era tranquila e vivia bem em ilhas isoladas. Isso até ser encontrada por navegantes holandeses, que começaram a caçá-los e capturá-los.

Pássaro Extinto Dodô
CosmoBlog - News


   Uma análise de um dos últimos espécimes de dodô revelou que o animal foi morto a tiros, confirmando a hipótese de que a intervenção dos humanos na natureza colaborou para a extinção da espécie. "Quando pediram que nós escaneássemos o dodô, esperávamos estudar a anatomia dele e entender melhor como foi sua vida", disse o professor Mark Williams da Universidade Warwick. "Nunca nos nossos sonhos mais loucos pensamos que encontraríamos o que encontramos."

   Junto de pesquisadores do Museu de História Natural de Oxford, Williams e sua equipe analisaram o esqueleto do "dodô de Oxford", um dos pássaros da espécie levados para a Europa para ser vendido para colecionadores. Os restantes mumificados do animal são as únicas pistas existentes sobre como o espécime vivia e agia em seu ápice.

Pássaro Extinto Dodô
CosmoBlog - News
   Ao escanearem o que restou do dodô de Oxford, os cientistas encontraram partículas misteriosas. Uma análise posterior revelou que elas vieram de balas de chumbo que provavelmente atingiram o animal no pescoço e nas costas. Apesar disso, as balas não chegaram ao crânio do pássaro, mostrando que essa parte da estrutura dele era mais espessa do que se acreditava até então.

   "O dodô de Oxford é um espécime importante para a biologia e, por conta de suas conexões com Lewis Carroll, tem uma grande relevância cultural também", afirmou o diretor do Museu de História Natural de Oxford Paul Smith em anúncio. "As novas descobertas revelam uma parte inesperada da história dessa espécie, já que até então pensávamos que o pássaro tinha chegado no museu após ter sido exibido durante a vida em Londres."

Nenhum comentário:

Postar um comentário