O conteúdo da educação Física

Por quê Educação Física?

Aula de Educação Física
    No Ensino médio deve ser ressaltada a possibilidade do "movimentar-se" no âmbito da cultura de movimento juvenil, comparando com outras dimensões no mundo contemporâneo. Isto pode gerar conteúdos mais próximos da vida cotidiana dos alunos.

    Assim, a Educação Física pode tornar-se mais relevante para eles, não só durante o tempo/espaço da escolarização. Irá, principalmente, auxiliá-los a compreender o mundo de forma mais críticas, possibilitando-lhes intervir neles e em suas vidas de forma mais autônoma.

    Deste modo, a Educação Física não deve objetivar que os jovens pratiquem esporte com mais habilidade ou tornar-se atletas ou exímios executores de movimentos de ginástica. Embora nível de habilidade em sua modalidade esportiva pode melhorar ao longo dos anos como consequência de sua prática dentro e fora da escola.

    Podemos, então, definir como objetivos gerais da Educação Física no Ensino Médio: a compreensão do jogo, esporte, ginástica, luta, rítmica como fenômenos socioculturais. Isto, em sintonia com os temas do nosso tempo e das vidas dos alunos, rumo a construção de autonomia crítica e autocrítica.

    Proposta curricular para Educação Física no Ensino Médio: Adalberdo Dos Santos Sousa,
Jocimar Daolio, Luciana Venâncio, Luiz Sanches Neto, Mauro Betti, Sérgio Roberto Silveira.

Direito de texto: Primeiro Aprender

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