Olá magníficos Cosmonautas, amantes do conhecimento côsmico e estudantes
dos planetas gigantes; hoje diretamente da NASA veremos o grande Júpiter
em uma visão modificada
Planeta-Júpiter CosmoBlog |
Esta imagem captura as formações turbulentas da nuvem em torno do pólo sul de Júpiter, olhando para a região equatorial.
A nave espacial Juno da NASA tirou a imagem melhorada em cores durante sua 11ª volta do planeta gigante de gás em 7 de fevereiro às 7:11 da manhã, PST (10:11 am EST). Na época, a nave espacial estava à 74.896 milhas (120.533 quilômetros) da parte superior das nuvens de Júpiter a 84.9 graus de latitude sul.
O cientista cidadão Gerald Eichstädt processou esta imagem usando dados do imagiador JunoCam . Essa imagem foi criada reprocessando dados crus JunoCam usando a trajetória e apontando dados da nave espacial. Esta imagem é uma em uma série de imagens tiradas em uma experiência para capturar os melhores resultados para partes iluminadas da região polar de Júpiter.
Para tornar os recursos mais visíveis no terminador de Jupiter - a região onde o dianencontra à noite - a equipe da Juno ajustou o JunoCam para que ele funcionasse como um fotógrafo de retrato que tirava várias fotos em diferentes exposições, na esperança de capturar uma imagem com o desejado equilíbrio de luz. Para JunoCam reunir luz suficiente para revelar recursos na zona crepúsculo escura de Jupiter, o dia iluminado mais brilhante do dia de Júpiter torna-se sobre-exposto com a maior exposição.
As imagens brutas da JunoCam estão disponíveis para que o público peruse e processe em produtos de imagem em:
www.missionjuno.swri.edu/junocam
Mais informações sobre Juno estão em:
https://www.nasa.gov/juno e http://missionjuno.swri.edu
Direito de Imagem: NASA / JPL-Caltech / SwRI / MSSS / Gerald Eichstädt
Direito de Texto: Tony Greicius
Nenhum comentário:
Postar um comentário