Geração espontânea

Como foi que tudo começou?

 Chico não se conformava:
  -"Quer dizer, professor, que as pessoas acreditavam que a vida surgiu a partir da 'matéria bruta', assim do nada?"
O professor Marcos coçou o nariz, sorriu e disse:
Químico e Biólogo Louis Pasteur
-"Pois é, Chico. Chamavam de geração espontânea".
-"Mas como pode? O pessoal era meio bobo?"
-"Nada disso. Havia motivos acreditarem nisso: de vez em quando, por exemplo, as pessoas observavam que do lixo surgia larvas, moscas e filhotes de rato. Então se perguntavam: de onde esse bichos vinham, afinal?"
-Ora professor, a gente sabe que as larvas e moscas vem dos ovos postos pelas moscas adultas, e que os filhotes de ratos são crias de ratos adultos.
-Chico, hoje é fácil dizer isso, mas você imagina naquele tempo, quando a ciência estava engatinhando e pouco se sabia das coisas que hoje são comuns".
-"Bem, vendo desse jeito..."
Biólogo Oparin 
A aula era sobre a origem da vida, o professor explicava sobre a geração espontânea, ou abiogênese. 1862 o Químico e biólogo Louis Pasteur pôs fim a essas crenças. O cientista francês, através de experimentos, mostrara que um organismo vivo, por mais simples que seja, só pode surgir através de outro ser vivo pré-existente. Estava comprovada a biogênese. 
Passeou pela História, contando a turma que em
-"Mestre, aqui no livro de biologia diz que em 1924 um cientista russo, Oparin, propos uma teoria de que a vida teria surgido na Terra primitiva a partir de substâncias químicas, como amônia, gás metano e hidrogênio, que, em meio aquoso, recebiam radiação do sol e descargas elétricas dos raios. essas substâncias foram se combinando aleatoriamente, até que, depois de muito tempo, formaram seres microscópicos, semelhantes a células. Isso não é um tipo de abiogénese?"
-"De certa forma é, Henrique. Mas é diferente".
-"Em quê?"
Biólogo Stanley Miller
-"Na teoria de Oparin, a vida se formou a partir de matéria não viva após um temo excessivamente longo, de milhões e milhões de anos. Depois disso, foi se adaptando e se modificando, evoluindo e dando origem a seres diferentes, até produzir todos os organismos da Terra".
-"Então, a diferença entre a biogênese que Louis Pasteur desmentiu e a abiogênese que da origem a vida é só o tempo de duração?"

-"Errr... Mais ou menos...", titubeou Marcos.
Experimento de Miller
-"Mas foi assim mesmo que aconteceu? Porque aqui no livro o escritor escreveu como se o mistério da vida tivesse sido resolvido por Oparin e pronto".
-"Bem, houve um biólogo americano, o Miller, que fez um experimento em 1953 simulando as condições da Terra primitiva prevista por Oparin. Colocando as substâncias certas e submetendo as descargas elétricas e radiação ultravioleta, ele conseguiu produzir aminoácidos, que são os componentes das proteínas. E as proteínas são a base da vida. Isso foi um golpe para as pessoas que acreditavam que a vida tinha surgido de outra forma".

Direito de texto: Primeiro aprender

Nenhum comentário:

Postar um comentário