Como as baratas sobem na parede?

Um ser vivo que vive sem cabeça por semanas
não é de se negar um bom estudo!

Barata
  Elas estão no planeta há 300 milhões de anos e não estão para brincadeira, são super resistente, estão entre os insetos mais rápidos do mundo, até mesmo na hora de subir uma parede. O que elas têm de nojentas têm impressionantes.
  
  Estudantes de Harvard botaram as mãos na massa e buscaram saber qual a técnica que elas usam para sair do plano horizontal e partir para o vertical tão rápido. Já é visível que elas se batem contra a parede quando sobem, mas o biólogo  Kaushik Jayaram, autor do estudo publicado no Jornal da Sociedade Real,  quis saber é se elas estavam sendo inteligentes ou desastradas. 

  Usou de uma câmera que filma em alta velocidade, para gravar 18 baratas dentro de uma caixa de com uma parede de acrílico, correndo e subindo na parede, pegou o instante em que elas faziam a transição e fez seus dados: Em 80% das subidas as baratas chocavam a cabeça contra a parede antes de subir, e no resto elas erguiam a cabeça e esticavam as pernas.
Barata subindo parede
   Logo se colocaram a repetir o mesmo feito, entretanto com um robô que foi feito para ter os mesmo aspecto do animal. vamos ver no que deu:

Robô barata subindo parede
  Com o estudo concluirão que futuramente este pode ser um salto na robôtica, já que ao invés de gastar valores altos em sensores com alguns tipos de robôs, podem plagiar a ideia da barata, basta criar um robô resistente ao impacto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário