Cidadão com Cidadania


  De: Ruy Castro

Cigarro no chão
    Um chiclete ou toco de cigarro jogado na rua atraio outro chiclete ou toco de cigarro. Um garrafa pet atirada na pista pela janela de um carro induz que outro cretino passando de carro, atire outra garrafa. Um monte de lixo não recolhido na calçada leva outro indivíduo a despejar mais lixo na calçada, achando que o ponto está liberado para vazadouro.
    Uma faixa com os dizeres "Fulana, te amo" ou "Obrigado a Santo Sicrano pela graça alcançada", estendida de poste a poste de um lado ao outro da rua, estimula que alguém pendure outra faixa dizendo, "Vende-se túmulo" ou "Jazidos abaixo do custo", como já vi perto de cemitérios penduradas de árvore a árvore.
cavalete de calçada 
   Uma tabuleta na porta de um açougue prometendo "Colchão mole a x reais o quilo", empatando metade da calçada é um convite que farmácias, lanchonetes, locadoras de vídeo etc. atravanquem o resto da via pública com seus anúncios, um carro estacionado com duas rodas na faixa de pedestre está a um passo de colocar as outras duas rodas e interrompe-la de vez.
  Tanta imundice revela abandono e é uma porta aberta para a criminalidade; bandidos sentem-se bem em meio a ela, algumas prefeituras fazem sua parte, mas os cidadãos tem que ajudar, exercendo a cidadania.

       Embora pertença a todos o espaço público não é a casa-da-mãe-joana.

        (Folha de são Paulo - 19/05/2008 - Texto adaptado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário