Missão de Xadrez

Foguete de sonda lança missão de xadrez para estudar a matéria entre estrelas
Missão de Xadrez
CosmoBlog - Astronomia

   O Echelle Stellar Spectrograph de alta resolução do Colorado, ou CHESS 4, foi lançado com sucesso em um foguete sonoro NASA Black Brant IX às 12:47 pm EDT, 16 de abril (04:47 local, 17 de abril) do Atol Kwajalein na República das Ilhas Marshall. 

   A missão do CHESS 4 estudará o meio interestelar, a matéria entre as estrelas. A missão se concentra em nuvens translúcidas de gás, que fornecem os blocos fundamentais de construção de estrelas e planetas. Essas nuvens têm densidades muito baixas e a única maneira de estudá-las é medir como uma nuvem é afetada por uma estrela - e seu associado derramamento de material estelar, o vento estelar - movendo-se através dela.

   Os sistemas de carga útil informaram um voo nominal, procedendo conforme o esperado. A carga deve ser recuperada, tornando-se a segunda missão astronômica da NASA com recuperação de água. Enfraquecido pelos ventos fortes desde o dia de lançamento de 13 de abril, o CHESS 4 deixou o bloco com apenas 13 minutos no último dia da janela de lançamento.

   O instrumento CHESS 4 foi desenvolvido pelo Laboratório de Física Atmosférica e Espacial da Universidade do Colorado, em Boulder. A missão foi precedida pelo lançamento do experimento de foguete de raios X de recuperação de água Penn State (WRX) em 4 de abril. O lançamento bem-sucedido de ambas as missões encerra a campanha Kwajalein deste ano.

Crédito de imagem: NASA
Editor: Patrick Black

Nenhum comentário:

Postar um comentário