A Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA)




  "Pensar é bom, pensar com lucides é ótimo, porém
pensar de mais, é um bomba contra a saúde psíquica,
 o prazer de viver e a criatividade"
                        Dr. Augusto Cury




Dores de cabeça? Sempre cansado? Dorme oito horas, mas não se sente descansado? Tem dificuldade em lhe dar com pessoas lentas? Faz tudo rápido mas com pouca qualidade? 

    Amado leitor e cosmonauta, que viaja no conhecimento cósmico, Você já tentou ficar só? como você se sente?  Meu amigo se a resposta é que você se sente entediado e sozinho, algo ruim está acontecendo com você, porém tenha certeza que não é só com você, o mundo inteiro esta perdido nesse caos que chamamos de ANSIEDADE.

    Nessa época da história em que vivemos, as pessoas estão cada vez mais aceleradas,  sem paciência, intolerantes, agitadas. O problema é que temos muita informação na mente, muita mesmo. Crescemos já preocupados com o estudo, trabalho, dinheiro, saúde, segurança, com as pessoas, aprendizado. Estamos aprendendo de mais, crianças de hoje já possuem mais informação que filósofos da Grécia antiga, segundo Augusto Cury. Aprender e estudar é bom, mas em excesso isso pode ser um veneno para a saúde psíquica.

   Já reparou que estamos em um época que nunca existiu tanto jogos, brinquedos, aparelhos; contudo, meios e entretenimento, Mas que os  jovens andam cada vez mais triste, cansados, desanimados, depressivos? Atualmente existem mais pessoas se suicidando do que morrendo pelo vírus do HIV. Nosso mundo esta doente, sobretudo, estamos assistindo, o maior extermínio da felicidade e do amor pela vida, isto em toda a existência da humanidade. Muita informação não processando como conhecimento  e conhecimento não processado como experiência provoca a Síndrome do Pensamento acelerado, que causa, empatia, déficit de memória, déficit de atenção, insônia, falta de apetite e depressão.

    Psicólogos julgam a depressão como o mal do século, mas apenas 20% da população mundial tem depressão em quanto 80% tem Síndrome do Pensamento Acelerado.

   Observe bem, quanto tempo demora para se preparar e finaliza uma lasanha? Agora imagine um lasanha que já se compra feita e você só tem que deixa-la por 13 minutos no micro-ondas, mas mesmo assim uma pessoa acha demorado e que 13 minutos é tempo de mais, pois bem. O mal desta é todos esse sintomas que  afetam nossa mente, nos fazem perder a paixão pela vida, quando foi a última vez que você parou para observar uma flor, um jardim, o céu, o mar; parou para pensar calmamente, interiorizar-se, reciclar seus pensamento, filtrar os pensamentos ofensivos e acalmar a mente? O fato de ter a mente muito acelerada, nos faz, também, perder nossa vida, pois, com este problema, o tempo passa com o vento e quando menos se espera já se passaram horas ou dias.

    É disso que o mundo precisa: calma, algo raro na sociedade altamente acelerada de hoje,  porém é crucial que tenhamos que desacelerar.

  Mas o trabalho não deixa? o estudo não deixa? Mas quem não desacelera a mente é sempre golpeado pelo estresse, tem sua paz assassinada pela ansiedade e é arrebatado para um mundo paralelo onde o tempo e a vida perde o sentido por excesso de pensamentos. Tenha consciência de que o dinheiro, lhe compra  uma cama, mas não o sono; compra-lhe uma chácara, mas não a paz; compra-lhe festas, mas não amigos;compra-lhe remédios , mas não a saúde.

Devemos evitar que nossas crianças e adultos desenvolvam esse problema e tratar os que já têm:

PODEMOS LUTAR PELA SOLUÇÃO:
  1. Consulte um médico.
  2. Evite excesso de atividade .
  3. Faça atividades calmas: pintar, caminhar, ir à praia. 
  4. Evite os excessos de: responsabilidade e stress.
Esse textos foi inspirado em livros de Augusto Cury, o psicólogo de descobriu a SPA e vem desvendando segredos da mente humana. 
Os dados podem ser encontrados nos livros dele ou/e na internet.



Nenhum comentário:

Postar um comentário