Questão de gosto se discute?


Disculsão
Autor não indentificado
CosmoBlog - filosofia
     Provavelmente você tenha ouvido dizer que "Gosto não se discute", porém isso é bem discutido, isto é, deduzo lucidamente que todo mundo faz um certo diálogo interpessoal sobre suas preferências e gostos, sobretudo sempre defendendo o seu lado do gosto e criticando ou opinando o porque de não preferir o outro. Refletir sobre a beleza e sobre os juízos de gosto é uma parte da filosofiachamada estética.

    Não existe um critério universal de o que é bonito, gostoso, ou melhor. Uma afirmação como 1 + 1 é 2 se aplica como certo, matematicamente absoluto, tanto quanto eu dizer que a Terra gira em torno de si mesma a cada quase 24 horas, ou que a teoria da evolução está certa, tais afirmação são certas independente do meu gosto ou do seu.

Ter Razão
autor da imagem não indentificado
CosmoBlog - Filosofia
    Mas quando afirmo que prefiro Harry Potter mais que Vingadores ou que gosto mais de Português do que Matemática, é algo único meu, por mais que outra pessoas tenha o mesmo gosto que eu, esta provavelmente não terá como eu, e se por casa tiver, jamais terá todos os mesmos gostos que eu, isto é algo que nos faz únicos, nossas preferências não são universais, são juntas algo unicamente nosso.

   As artes são um prova da não "universalidade" de gosto, é por isso que cada obra de arte é insubstituível. Ninguém cata Asa Branca como Luis Gonzaga, e muito menos cria como Leonardo Da Vinci. Sem Renato Russo jamais existiria Geração Coca-Cola, Somos Tão Jovens ou Índios.

Questão de gosto se discute, mas todos os lados estão certos, para si.

-Primeiro aprender (Texto adaptado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário