A cratera Ismenia Patera pode dar pistas sobre o passado topográfico do Planeta Vermelho
Cratera em MarteDireito de Imagem: ESA CosmoBlog - Astronomia |
A superfície de Marte é fascinante. A câmera Mars Express da Agência Espacial Europeia (ESA) tem captado imagens do planeta desde 2003 e o solo marciano continua apresentando enigmas para os cientistas.
O mais recente é a cratera Ismenia Patera, que fica em Arabia Terra, uma região de Marte onde ocorre uma transição entre as regiões norte, que são mais baixas, e sul da superfície. O local é interessante para os pesquisadores porque ainda não foi possível determinar como surgiu.
Cratera em MarteDireito de Imagem: ESA CosmoBlog - Astronomia |
A primeira teoria é de que a Ismenia Patera é o resultado da colisão de um meteorito com a superfície de Marte. De acordo com os cientistas, sedimentos e pedaços de gelo se juntaram até preencher o buraco ao ponto de se tornar a cratera que é hoje.
Cratera em MarteDireito de Imagem: ESA CosmoBlog - Astronomia |
Essa não seria a primeira vez que algo do tipo ocorreu no planeta: ele já abrigou o Monte Olimpo, o maior vulcão já descoberto no Sistema Solar. Além disso, outras evidências sugerem a possibilidade de a região de Arabia Terra ter uma origem vulcânica: a topografia é irregular e não possui os resquícios de materiais que costumam aparecer em torno de uma cratera.
Agora, a agência continuará estudando a complexa e fascinante história de Ismenia Patera para determinar sua origem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário