Eis um problema que atinge os mais "inteligentes"?
Ansiedade Direito de Imagem: SuperInteressante |
Redação
Entre várias espécies, o ser humano se destaca pelo seu raciocínio magno, porém quando mal utilizado a capacidade de pensar é um suicídio da sanidade mental, uma vez que pratica-la é bom, com lucidez é ótimo, todavia com excesso é uma "bomba" contra a saúde emocional. "Na vida contemporânea, a felicidade é um mar imenso, mas de águas rasa", Augusto Cury. Também querer satisfação instantânea é contraproducente para uma vida saudável, pois nos tornamos doentios pelo imediatismo, não toleramos lentidão e escravizamos nossa mente à isso, no fim nos tornamos intolerantes e precisamos de muitos estímulos para sentir "migalhas de prazer".
Vemos, pois, que mesmo frente à maior industria de entretenimento e lazer, estamos, então, assistindo a geração mais triste que já passou pela Terra. Ademais o medo é um problema de sofrimento pelo fato, porém o imediatismo, que é um tipo de ansiedade, é causado pelos pensamentos que turbinam a mente antes do fato, por conseguinte querer satisfação imediata e não ter, causa irritabilidade e frustra o pensamento por antecipação, adoecendo, assim, a nossa vida.
Contudo, ao contrário do que o senso comum induz a pensar, este mal não é causado por "mimação", no entanto, sim pelo uso contínuo de telemóveis, games, computadores; excesso de informação, de responsabilidade e de atividades, isto é, a síndrome do pensamento acelerado(SPA), isto quer dizer, informação não processada como conhecimento e conhecimento não processado como experiência. Sobretudo, segundo Augusto Cury, já atinge 80% da população mundial e é considerado o novo mal do século.
Não obstante, tal problema torna as relações humanas doentias, e as frustrações fazem da vida o maior problema a enfrentar, em estado prolongado pode agravar e ainda suscitar outros problemas, podendo até levar ao suicídio.
No livro "Ansiedade", Augusto Cury, o psicólogo que descobriu a SPA, explica que com ocupações lentas e desestressantes podemos combater o imediatismo. Primordialmente, deve-se "cortar o mal pela raiz", quer dizer, não somente combater as frustrações, mas também evitar a ansiedade exagerada. Logo o Governo deve implantar nas escolas atividades como: balé, luta, Música, entre outros. A família deve instruir os entes seguirem essa rota, por fim toda a sociedade deve buscar a desaceleração coletiva. Usar da tolerância, paciência e calma, já seria um macro, pois "somente uma mente livre, é capaz de gerar mentes livres", fanpage Paradoxo.
Dê a sua opinião e sugestão, para as próximas redações,
ou melhor, mande uma sua e veja-a aqui no nosso CosmoBlog
ou melhor, mande uma sua e veja-a aqui no nosso CosmoBlog
Nenhum comentário:
Postar um comentário