Precisamos nos ajudar
Madara Direito de Imagem:Masashi Kishimoto |
O pai da psicologia moderna, Sigmund Freud, um dos maiores psicanalistas e psiquiatras do passado disse que: "A inteligência é o único meio de dominarmos nossos extintos", portanto somos capazes de secar esse rio de ódio, deixar de repassar cada gesto e citação deseducada a diante, não com ingenuidade, mas transmitir com maturidade o amor. Como? Usando nossa inteligência, isto é, o que nos faz Homo Sapiens, a capacidade de agir sem selvageria, nos ajuda a controlar nossa mente e neutralizar os extintos animais que nos levam ao ódio, orgulho e egocentrismo.
“Estamos assistindo ao assassinato coletivo da infância e da juventude de toda uma geração em todas as nações modernas. Nós mantemos crianças e adolescentes atolados em atividade, jogos esportivos, cursos de línguas, computadores, internet, vídeo games, celulares, jogos e horas a fio de televisão.
É uma geração que não tem tempo para brincar, aventurar-se, interiorizar-se, reinventar-se, lidar com perdas e elaborar experiências. Uma geração sem infância e sem juventude é uma geração que perde a oportunidade de formar as ´plataformas ou janelas de arquivos fundamentais no cérebro para o desenvolvimento de uma mente livre e uma emoção saudável.
Sem uma rica infância regada de troca de experiências entre pais e filhos, o eu, que representa a consciência crítica a capacidade de autonomia e de escolha, não se torna autor da própria história. E isso facilita a personalidade ser fóbica, ansiosa, intolerante, tímida, conformista, consumista, superficial, especialista em reclamar de tudo e de todos”.
Podemos aos poucos melhorar gradativamente esse cenário:
- Critique menos e elogie mais.(se a intenção é ajudar, elogie primeiro e critique depois)
- valorize e elogia cada gesto educado e gentil das pessoas.(levando-as a continuar)
- Agradeça por tudo de bom, e faça perceber o quão importante é a gentileza.
- Jamais ponha crianças no pedestal de problemas.(elas estão em aprendizado e não vivendo por conta própria )
- Incentive mais a educação, a leitura e o aprendizado.(tais fatores fazem mudam as pessoas para para melhor)
- Sorrir é o maior presente diário que se pode dar a uma pessoa.(expressões de felicidade, solução, alegria compartilhada, dissipa a tristeza e a dor existente nas pessoas)
- Passe mais tempo refletindo e filosofando.(somente assim se consegue uma mente livre e autônoma, sendo assim, não há sentimento ruim que tome conta de sua consciência)
- Evite a ditadura da resposta, a sempre uma palavra nem humilhante e nem ofensiva, que pode apaziguar uma situação de conflito.(só algo mais belo que o silêncio pode quebra-lo, uma resposta inteligente faz toda a diferença.)
- Se divirta com quem ama, nem um dinheiro trará a felicidade de pessoas caras para sua existência.
Agora algumas postagens para você emitir conscientização:
Nenhum comentário:
Postar um comentário