Depressão

O último estágio da dor humana,
e entender já ajuda muito


Arma
  Suponhamos que em um dia especial, você marca de ver a pessoa que ama, seja ela quem for. Entretanto ao vê-la, depara-se com uma outra pessoa apontando uma arma para ela, prestes a atirar. Neste exato momento, no seu sistema psíquico algo acontece inconscientemente. A sua capacidade de raciocínio fica paralisada, um fenômeno chamado gatilho da memória ira transferir seu foco emocional para um abismo psíquico chamado desespero, e você vai ficar preso lá até aquela imagem aterrorizante sair da sua visão ou sua capacidade de raciocinar quebre o efeito  do desespero com um rápido pensamento.
   Mas se o seu consciente está inativo, então quem vai manipular suas atitudes e ações? Um outro fenômeno psíquico chamado autofluxo, este é todo o armazenamento de memória contidos no cérebro desde que você era apenas um feto, ela passará a tomar o controle da aeronave mental, o problema é que ele não tem senso crítico, portanto ele vai fazer você pensar uma coisa depois da outra, desesperadamente praticar uma ação sem se preocupar em qual vai ser a consequência, neste momento você passa a reagir como um animal irracional, agindo instintivamente. Esses são alguns dos mecanismos psíquicos descoberto pelo Dr. Augusto Cury.

   Esses mecanismos é o que nos fazem homo sapiens, esses mesmos fenômenos constroem o pensamento humano, seja ele pobre ou rico, negro ou branco, intelectual ou analfabeto, professor ou aluno, pai ou filho, ateu ou religioso, normal ou louco, bêbado ou sóbrio, roqueiro ou funkeiro, machista ou feminista, socialista ou capitalista, “coxinha” ou “pão com mortadela”, réu ou juiz, seja ele engenheiro, advogado, empresário, presidente, médico, gênio, zelador, caixa, vendedor, motorista, lixeiro, empregada etc. estamos todos sujeitos ao mesmo sistema psíquico. 

E é usando este conhecimento que vou lhe explicar a depressão.

Depressão
   O personagem Pain do anime Naruto cita a seguinte frese: “As pessoas machucam umas ás outras, sem nem mesmo perceber, então em quanto existi humanidade Também existirá dor”, de fato estamos sujeitos a sermos dilacerados pelo mundo que nos cerca, alguns iram nascer com a mente forte como titânio mas outra terão ela mais frágil que vidro, e por serem sensíveis vão se ofender com coisas simples. Isto significas que elas são fracas? De forma alguma, elas são mais fortes do que se pode imaginar. São mais desinteligentes? Claro que não, podem ser até mais inteligentes que as pessoas normais. mas é o fato de serem mais frágeis que estão mais sujeitas a terem depressão. É bom ter depressão? Jamais, ela é o último estágio da dor humana e por isso não existe preocupação psiquiátrica pior um paciente depressivo. Existe vários outros motivos pela qual uma pessoa pode ter depressão, porém esse é um dos principais.
Depressão
  Contudo, ela afeta 20% da população mundial e é considerada por muitos psicólogos o mal do século, causa falta de apetite, transtorno de sono, desânimo, tristeza e muita dor emocional.  “A pessoa morre não quando o coração para de bater, mas quando  de alguma forma ela deixa de se sentir importante”, Augusto Cury. 

  Além do mais quando o impacto emocional começa muito cedo ou é muito forte, a pessoa depressiva se deprime ao passar por qualquer dor, acontece o mesmo sistema citado no primeiro parágrafo, o gatilho da memória prende sua capacidade de raciocínio em um abismo, pode ser ele, angustia, e então seu autofluxo o faz reagir sem pensar, isso pode o levar a isolamento social, sofrimento, choro, ódio do mundo, se cortar, se maltratar e até a se suicidar. Se alguém algum dia falar com você sobre se suicidar, mesmo que só por brincadeira, leve a sério, no fundo aquele sentimento já passou de verdade pela cabeça da pessoa. Como no evento do primeiro parágrafo, uma pessoa depressiva precisa de autocontrole, algo difícil de si ter em situações extremas em que a depressão é uma delas.


Depressão


Depressão
  Um suicida, na verdade, não quer morrer, ele só quer matar a dor que sente, e acredita que de uma certa forma esta dor está preza a ele, e que a única maneira de se livrar dela é cessando o próprio fôlegoNo mundo, existe mais suicidas do que pessoas mortas por HIV. O Brasil é o oitavo país com mais suicidas do mundo. A cada 40 segundos uma pessoa desiste de sua vida. Suicídio é a quarta maior causa de morte em todos os humanos do planeta Terra, (para encontrar todos esses dados, basta pesquisar suicídio no Google)



 Vou lhes contar uma simples página do livro da vida de uma pessoa

Depressão
   Ele era meu amigo, eu o conheci em um projeto social infanto-juvenil, baseado na doutrina e disciplina militar, ele era um dos melhores e mais disciplinados alunos, de acordo com a hierarquia interna eu era seu comandante, entretanto nós éramos iguais, não sei pelo que ele passou ele nunca soube pelo que eu passei e um certo dia ele veio falar comigo, pediu que eu o matasse, pois ele não tinha coragem de fazer isso sozinho. Eu fiquei atônito e pensei bem no que iria dizer.
   
    Nós dois somos humanos, e como tais temos os mesmos sistemas psíquicos. Eu já tinha passado por depressão, quer dizer, eu sou depressivo, e ele veio falar justamente comigo. Todos temos problemas o tempo todo, isso é fato, contudo não aceitar ser depressivo, não se ver como ser humano frágil e não falar sobre isso com alguém, pode ser perigoso. Esconder os problemas nos porões da mente faz com que eles se tornem fantasmas que assombram nossa felicidade e nos sugam a vontade de viver. Então eu me perguntei: "A quanto tempo ele tem essa vontade? Quem o parou para escutar, mesmo que só uma vez? Quem perguntou se ele tinha algum problema e ofereceu ajuda?" Mas se eu perguntasse quem se preocupa com ele, muitos levantariam a mão, incluindo eu, então porque nunca se preocupamos com suas emoções? 


  1.  Pergunte a seus amigos como eles se sentem.
  2.  Fale de si mesmo, das camadas mais profundas de suas emoções.
  3.  Incentive eles a fazerem o mesmo.
  4.  Nunca critique só por criticar, a crítica tem que ser inteligente, se não, é destrutiva.
  5.  E nem dê conselhos considerando só a sua opinião,
  6.  De atenção as pessoas que ama,

 Atitudes assim pode evitar muita maldade, muita depressão e muito suicídio.

Depressão
   Na época eu ainda era muito impotente para ajuda-lo, o convenci a não fazer nada e nem pedir a ninguém, falei algumas coisas que o incentivasse a ter esperança mutua. Devia ter escutado ele ao invés de bombardeá-lo com uma série de argumentos preocupados, sinto como se tivesse salvado sua vida, e hoje tento ajudar toda pessoa que conheço.
  Não queria fama por isso e nem ser reconhecido mundialmente, mas queria ajudar outras pessoas, queria fazer do mundo um lugar melhor.



VOCÊ NÃO PRECISA SER UM HERÓI COM SUPER PODERES PARA SALVAR UMA VIDA, AS PALAVRAS SÃO NADA A MAIS E NADA A MENOS DO QUE NOSSA INESGOTÁVEL FONTE DE PODER, MAS PARA ESSES PROBLEMAS, OUVIR É O NOSSO MOIOR PODER DE SOLUÇÃO.

Direito de imagem 1: © REUTERS/ DANIEL BECERRIL
Direito de imagem 2: Alimentomental
Direito de imagem 3: Canal Minutos Psíquicos 
Direito de imagem 4Eduardo O. Carvalhor
Direito de Imagem: Boatos.org
Direito de imagem: Psicolinews
Direito de imagem: Steve Cutts

Nenhum comentário:

Postar um comentário